Programa de Pós-graduação em Economia Política Mundial - EPM
Menu
Seminários Internos do PPG-EPM
APRESENTAÇÃO
Os Seminários Internos do PPG Economia Política Mundial são voltados para a apresentação e debate de trabalhos, projetos de pesquisa, artigos e livros dos corpos docentes e discentes do Programa. A programação está abaixo. Os locais serão divulgados próximos as datas dos eventos aqui nas nossas redes sociais.
PROGRAMAÇÃO
10/07 17hs Ramatis Jacino A gênese do nacional desenvolvimentismo e o protagonismo ambíguo de Nilo Peçanha, um negro comprometido com as oligarquias cafeeiras
07/08 17hs Vitor Schincariol História do Pensamento Econômico e Ecologia
04/09 17hs Maria Carlotto “Boa guerra, garoto(s)!”: bolsonarismo, “anti-intelectualismo” e masculinidade
02/10 17hs Luís Roberto Participação política indígena nas eleições
06/11 17hs Igor Fuser A corrida global pelos minerais críticos da transição energética
04/12 17hs Jana Silverman Processos de revitalização sindical nas Américas – um olhar comparativo Brasil / Estados Unidos
18/12 17hs
Júlia Glaciela
Desafios dos feminismos contemporâneos: o movimento tradwife e a (re) essencialização do feminino
SEMINÁRIOS JÁ REALIZADOS
O debate será com o professor do EPM, Ramatis Jacino, que nos apresentará o artigo, “A gênese do nacional desenvolvimentismo e o protagonismo ambíguo de Nilo Peçanha, um negro comprometido com as oligarquias cafeeiras”
O professor Vitor E. Schincariol apresentou o livro “Environment And Ecology in the History of Economic Thought”, publicado pela editora Routledge em 5 de julho.
O livro reúne um conjunto de textos os quais propõem revisitar os escritos heterodoxos e tradições antigas de pensamento econômico buscando identificar como os economistas como Veblen, Keynes, Sraffa e outros trataram da temática ambiental:
“O livro elucida um novo e útil campo de pesquisa, o qual reconsidera as dimensões ecológicas na história tradicional do pensamento econômico, bem como nos ajuda a delinear novas visões alternativas sobre o corrente debate de temas ecológicos.”