b) Eixo 02 – Agricultura, recursos naturais e sustentabilidade: Estudos sobre a agricultura, o uso de recursos naturais e energéticos, os desafios da sustentabilidade ecológica, o sistema agroalimentar global, agricultura familiar, as cadeias de produção e consumo de combustíveis fósseis, da difusão de fontes renováveis de energia, da mudança climática, dos conflitos socioambientais, da agroecologia e das culturas tradicionais e da evolução das relações de trabalho no campo. Busca estimular a reflexão sobre temas como segurança alimentar e energética, empresas multinacionais nas cadeias globais de valor e acordos de integração produtiva, comercial e de investimentos.
c) Eixo 03 – Trajetórias do sul: África, Ásia, América Latina e Caribe: Estudos sobre países e regiões do Sul e análises comparativas que promove análises interdisciplinares sobre as trajetórias de desenvolvimento dos países e das regiões do Sul, abrangendo África, Ásia, América Latina e Caribe. Valoriza, também, estudos sobre as formas de inserção dos países e regiões do Sul na economia mundial e as estratégias históricas e contemporâneas de desenvolvimento.
d) Eixo 04 – Relações étnico-raciais no mundo contemporâneo: Estudos sobre as relações étnico-raciais no Brasil e no mundo. Estimula estudos sobre desigualdade de renda, expropriação, movimentos sociais, plurinacionalidade, identidade cultural, branquidade, racismo estrutural, território, racismo ambiental, violência sistêmica e populações originárias. Promove assim, em especial, a reflexão sobre as populações racialmente e/ou etnicamente subalternizadas no capitalismo global contemporâneo.
e) Eixo 05 – Gênero, reprodução social e feminismo: Estudos sobre as relações de gênero na economia política mundial e em diferentes setores da economia e áreas urbanas e rurais, bem como a dimensão política dessas relações, atentando para o papel dos movimentos sociais e do Estado na promoção da igualdade de gênero no desenvolvimento mundial, com destaque para o estudo dos diferentes feminismos enquanto movimento e enquanto teoria social. Visa promover, também, a análise sobre as articulações entre classe, raça, casta, gênero e sexualidade.
2.4. Para a submissão, o(a) autor(a) deverá preencher o formulário com todas as informações solicitadas e anexar o arquivo em DOC ou DOCX do resumo expandido (o arquivo deverá estar SEM a identificação dos autores).
2.5. Textos com qualquer tipo de identificação serão imediatamente recusados pelo Comitê Científico.
2.6. Inscrições com informações incompletas ou preenchidas incorretamente não serão aceitas.
2.7. Após a devida inscrição do(s) autor(as/us), os(as/es) mesmos(as/es) receberão um e-mail de confirmação da comissão organizadora.
2.8. Os resumos que não estiverem de acordo com as normas de formatação, como consta no item 5 deste edital, serão imediatamente recusados.
2.9. A inclusão do resumo expandido na programação do Congresso ficará condicionada a: 1) Aprovação do trabalho pela Comissão Científica do Simpósio; 2) Inscrição no evento, cujos procedimentos estão divulgados no site https://ppgepm.ufabc.edu.br/ ; e 3) Apresentação oral do resumo ou trabalho completo por um(a) dos(as) autores(as) e nas datas e horários previamente divulgados no site do evento.
2.10. Serão aceitos trabalhos apenas em português.
2.11. O prazo para envio dos resumos expandidos será de 27/07/2024 a 02/09/2024 (23:59 – BRT).2.12. Os resumos expandidos aprovados e os pareceres da comissão científica serão divulgados até o dia 23/09//2024 no site do evento.
2.13. O envio de trabalhos completos para constar nos anais poderá ser realizado do dia 09/12/2024. Em ambas as situações, a inclusão do trabalho completo nos anais estará sujeita à avaliação e pareceres da organização.
Critério Peso
Vinculação do trabalho ao eixo temático escolhido……………………………………………………………………………………………………………………..2
Problematização e justificativa do trabalho apresentada de forma clara e bem definida………………………………….1
Redação do resumo de modo a contemplar claramente o tema, problema, objetivos e justificativa………..2
Adequação às regras do tópico 5 deste edital………………………………………………………………………………………………………………………………….1
Atualidade e relevância da discussão…………………………………………………………………………………………………………………………………………………….2
6.2. A avaliação obedecerá ao sistema de dupla avaliação cega (double blind review) e tem como objetivo primar pela qualidade acadêmica e relevância científica dos trabalhos selecionados garantindo assim a efetiva contribuição aos debates e discussões nos grupos e demais espaços do evento.
6.3. Os nomes dos(as/es) autores(as/us)/apresentador(as/us) deverão ser informados no formulário no momento da submissão, relacionando a cada um deles sua filiação institucional.
I CONGRESSO INTERNACIONAL EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL
Transição sistêmica no séc. XXI: Desafios para o Brasil e o sul global
Campus São Bernardo do Campo Alameda da Universidade, s/nº – Bairro Anchieta São Bernardo do Campo – CEP: 09606-405
congresso-epm@ufabc.edu.br
Comissão Organizadora
DATAS IMPORTANTES
Submissão dos resumos expandidos
29/07/2024 a 02/09/2024 (23:59 – BRT)
Inscrições de ouvintes
02/09/2024 – 28/10/2024 (23:59 – BRT)
Inscrições de apresentadores (as/us)
23/09/2023 – 16/10/2023 (23:59 – BRT)
Divulgação dos resumos aprovados
23/09/2024
Divulgação da Sessões de Apresentação dos Trabalhos
09/10/2024
Abertura do Evento
29/10/2024
Prazo máximo para envio do artigo completo
09/12/2024 (23:59 – BRT)