FINALIDADE DO EVENTO
O Congresso terá como finalidade contribuir para a consolidação dos objetivos do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial (PPG-EPM) da UFABC voltado para estimular a pesquisa interdisciplinar sobre os grandes desafios do desenvolvimento no século XXI a partir de uma perspectiva histórica regionalmente situada e ao mesmo tempo sistêmica. Tendo iniciado suas atividades em 2018, o PPG-EPM vem desenvolvendo investigações de alto nível dentro de suas linhas de pesquisa. Neste sentido, a organização deste congresso será uma excelente plataforma para exposição pública e discussão sobre as diversas pesquisas desenvolvidas no Programa bem como para estimular o diálogo com pesquisadores de outras regiões do Brasil e do mundo com ênfase para as regiões que compõem o Sul Global. A interdisciplinaridade sempre correspondeu à um pilar fundamental da estratégia pedagógica e epistemológica dos cursos de Mestrado e Doutorado do PPG-EPM, assim, tanto seu corpo docente como também discente, possuem uma diversidade de trajetórias acadêmicas que contribuem para fortalecer a busca de uma dinâmica intelectual inovadora para o campo da Economia Política. Um dos legados mais importantes da Economia Política é o reconhecimento de que a análise da vida social não pode prescindir de um olhar sobre o todo, tornando indissociáveis as dimensões ética, histórica, econômica, política, social, cultural, demográfica e ecológica. Desta forma, a realização deste Congresso terá como finalidade também colaborar para o processo de renovação e atualização da Economia Política que nas últimas décadas faz parte de um esforço coletivo feito em escala mundial e com poucos espaços de debate na arena nacional, além de aprofundar o debate sobre as possibilidades de transição do sistema econômico e político mundial no século XXI e os desafios para o Brasil e para o Sul Global.
Justificativa
Consonante com a finalidade do evento, evidencia-se a importância da discussão sobre temáticas de Economia Política com a perspectiva do Sul Global tendo em vista os impactos do desenvolvimento da economia no mundo e especialmente em África, Ásia e América Latina e Caribe. Ainda, salienta-se a importância do debate para o cenário brasileiro que compartilha de tal posição no cenário econômico internacional, ainda que resguardando suas particularidades. Portanto, um evento que possibilite um intercâmbio de experiências com intelectuais de diferentes continentes e aprimoramento do debate acerca dos rumos da Economia Política e os desafios colocados, faz-se oportuno e necessário. Entretanto, sabendo do peso da desvalorização das moedas das regiões de foco do evento, a locomoção dos convidados e outras despesas, coloca-se como fator dificultador e, portanto, o financiamento assume uma importância significativa. Ademais, a divulgação e promoção tanto do evento quanto das discussões provenientes por intermédio da publicação dos textos e diferentes meios de difusão do debate coloca-se também como fundamental, podendo ser potencializadas com o auxílio.
Vantagens para os profissionais participantes
Os cursos de pós-graduação em Economia Política ainda não são oferecidos por muitas instituições de ensino superior no Brasil. As oportunidades de intercâmbio de ideias e de espaços para discussão dos temas também ainda são restritas. Os profissionais dessa área de conhecimento precisam de mais oportunidades para se desenvolverem e debater com seus pares suas produções acadêmicas e reflexões. Os cursos de mestrado e doutorado da Universidade Federal do ABC foi criado em 2018, portanto ainda muito novo. Já formou alguns profissionais que se ressentem dessas oportunidades.
Nesse sentido a construção de um evento do porte de um congresso internacional será uma oportunidade ímpar para abrir um espaço para discussões e trabalhos tão necessários para a consolidação da formação de nossos profissionais bem como para uma maior integração desses com o estado da arte das discussões dos vários temas da Economia Política nos países do Sul Global.
Profissionais do Brasil, da Ásia, da América Latina e do Caribe e da África estarão em quatro dias de intensos debates tratando de temas da maior importância para o maior e melhor entendimento dos temas, que permitirão uma produção científica mais abrangente.
Os profissionais do Sul Global devem buscar uma integração mais efetiva, buscando produzir ciência a partir de suas próprias perspectivas, levando em consideração o conhecimento já acumulado, mas sempre com foco nas nossas realidades e história.
Esse primeiro congresso é um projeto inovador de uma jovem instituição de ensino superior, a UFABC, e de um ainda mais jovem programa de pós-graduação, que certamente serão seguidos de outros. Será feito um chamado para que profissionais do Brasil e do mundo participem dele e possam agregar mais capacidade para a sua produção científica. Certamente um dos maiores objetivos desse congresso é que os profissionais que participarem sigam articulados para aprofundar os temas apresentados e debatidos.